Maçarico-real

O maçarico-real é uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidae.

Seu nome científico significa: : do (grego) theristikos, theistron = ferramenta para colher, ceifar, foice; e do (latim) caerulescens, caeruleus = azulada, azul escuro. ⇒ Ave com bico em forma de foice de cor azul escuro.

Também conhecido como curicaca-cinza.

Características

Mede entre 71 e 76 cm de comprimento. Olho alaranjado, longo bico curvo cinza-escuro, pernas róseas. Plumagem cinza-chumbo uniforme; crista longa, em geral abaixada.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Forrageiam na vegetação aquática e ribeirinha, principalmente pela manhã e ao final da tarde. Essa espécie captura moluscos Pomacea em águas rasas sob o tapete de vegetação aquática.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Razoavelmente comum em brejos e na margem de lagoas e baías. Visto aos pares, às vezes em pequenos bandos, caminha pela água rasa de poças e de valas ao longo de estradas alimentando-se. Não se junta a outras aves paludícolas, exceto em poças deixadas pela vazante, onde as presas ficam concentradas. Manso, sobretudo se comparado com a desconfiada curicaca. A voz, um som típico do Pantanal, é um “co-co-co-co-co-co-co” potente e sonoro.

Distribuição Geográfica

Ocorre no Brasil (Pantanal e Rio Grande do Sul), leste e norte da Bolívia, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

Referências

  • Gwynne, John A., Ridgely, Robert S., Tudor, Guy & Argel, Martha (2010). Aves do Brasil. Vol. 1. Pantanal e Cerrado. Editora Horizonte. pg 56
  • SIGRIST, T. Aves do Brasil: Uma Visão Artística, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2004.
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

Galeria de Fotos